Atualizado em 11 de fevereiro de 2023
Em uma tendência assustadora, certos alimentos para cães foram considerados prejudiciais para pets. Embora algumas das marcas no mercado já tenham sido recolhidas, isso pode ter chegado tarde demais para muitos cães.
Se você é dono de um animal de estimação amoroso, pode querer saber se seu cão pode estar em risco.
Índice
O que pode tornar os alimentos para cães perigosos?
Todos os alimentos para cães existentes no mercado têm o objetivo de fornecer a nutrição adequada ao seu animal de estimação. Infelizmente, nem todos são bem-sucedidos, o que significa que alguns cães podem ficar doentes ou até morrer se sua alimentação não tiver a nutrição adequada nas quantidades recomendadas.
Por exemplo, a vitamina D é necessária para cães, mas deve ser em uma quantidade específica. O excesso de vitamina D pode ter um efeito adverso e ser totalmente tóxico para os cães. Em alguns casos, a comida de cachorro pode ter os nutrientes errados ou as quantidades erradas dos nutrientes necessários. Em outros casos, pode haver muitos aditivos alimentares na comida que podem ser tóxicos e colocar os animais de estimação em risco de doença ou até morte.
Além do excesso de vitamina D, os alimentos para animais de estimação “sem grãos” podem ser perigosos. Certos ingredientes adicionados a alimentos sem grãos, como ervilhas, batatas, lentilhas e legumes, podem representar graves riscos para a saúde dos cães e levar a doenças cardíacas.
Especificamente, alimentos para cães sem grãos podem aumentar o risco de cardiomiopatia dilatada (DCM). A maioria dos cães afetados por esses alimentos são raças grandes. Mas alguns cães menores e até gatos também foram afetados.
Por que a vitamina D é tão perigosa?
Algumas vitaminas, como a vitamina B e C, são solúveis, o que significa que podem ser dissolvidas em água e absorvidas imediatamente. Se essas vitaminas estiverem em excesso no corpo, elas podem ser eliminadas na urina.
No entanto, a vitamina D é solúvel em gordura, o que significa que não pode ser eliminada pela urina se houver excesso. Em vez disso, ele é armazenado no fígado e no tecido adiposo.
Quando a vitamina D está em excesso, pode resultar em níveis tóxicos. Isso aconteceu com alguns cães que comeram vários tipos de alimentos enlatados para cães Prescription Diet e Science Diet, que continham muita vitamina D.
Alimentos para cães sem grãos e riscos cardíacos
A Food and Drug Administration (FDA) investigou alimentos para cães sem grãos que causam DCM em cães. O DCM é um tipo de insuficiência cardíaca que está associado ao excesso de lentilhas, ervilhas, batatas ou batatas-doces na comida para animais de estimação. Embora haja muito poucos casos de DCM relacionados a alimentos em cães, acredita-se que muitos outros casos não foram relatados devido à insuficiência cardíaca não ter sido diagnosticada.
De acordo com 88% dos relatórios, a comida de cachorro defeituosa era comida seca. No entanto, acredita-se que uma quantidade menor de comida de cachorro estava semi-úmida, úmida ou crua. Numerosas marcas que adoeceram ou mataram cães foram apontadas como culpadas.
Em 93% desses alimentos, os principais ingredientes eram ervilhas e lentilhas. Outros 42% dos alimentos perigosos para cães continham batata ou batata doce. Muitos alimentos tinham dois ou três desses alimentos incluídos como fonte de carboidratos e frango, cordeiro ou peixe como fonte de proteína.
Fale com um advogado
Se o seu cão adoeceu ou, pior ainda, morreu depois de comer ração sem grãos ou ração com muito conteúdo de vitamina D, você precisa consultar um advogado imediatamente. Um advogado experiente pode aconselhá-lo sobre o estabelecimento de responsabilidade em um caso de produto com defeito e pode ajudá-lo a entrar em uma ação coletiva com outros amantes de cães cujos animais de estimação foram vítimas de rações comerciais tóxicas.
Compartilhe com alguém que precisa saber sobre isso!