Atualizado em 11 de fevereiro de 2023
É hora de começar a fazer mudanças importantes para melhorar a saúde e a felicidade do seu cão. Essas regras para um cão mais saudável e feliz incluem algumas que reforçam os conceitos básicos de nutrição para animais de estimação, algumas menos óbvias e algumas que sem dúvida serão consideradas controversas.
Essas regras vão além de fazer escolhas mais sábias na comida do seu animal de estimação e vão para áreas mais amplas de “alimento para reflexão”.
1. Reduza os carboidratos na dieta do seu cão. Lembre-se, só porque um alimento ou guloseima não contém grãos, não é necessariamente pobre em carboidratos.
2. Faça da PROTEÍNA DE CARNE de fontes limpas o pilar de suas escolhas alimentares caninas.
3. Evite qualquer alimento ou tratamento com conservantes químicos, incluindo: propilenoglicol, todas as formas de glicerina, incluindo “glicerina vegetal”, BHA, BHT, galato de propila, etoxiquina, dióxido de titânio e todas as cores artificiais.
4. Preste atenção aos ingredientes de carboidratos “fracionados” projetados para obscurecer o fato de que um alimento é muito rico em cereais, como várias formas de arroz (farelo de arroz, arroz moído, farinha de arroz com glúten, arroz integral).
5. Mantenha o açúcar em todas as suas formas fora de, ou extremamente limitado, na comida e guloseimas do seu cão. Isso inclui açúcar, caldo de cana evaporado, xarope de milho com alto teor de frutose, xarope de bordo e até mesmo mel.
6. Evite SUPLEMENTAÇÃO EXCESSIVA com vitaminas e minerais sintéticos. Alimentos aprovados para manutenção diária já são obrigados por lei a incluir uma longa lista de suplementos vitamínicos e minerais.
7. Compre alimentos ou guloseimas com sabedoria, mas não caia na armadilha de procurar a comida mais barata que seu animal de estimação comerá OU escolher a comida mais cara que você pode comprar! O mais barato irá decepcioná-lo com os resultados, e o mais caro pode ser um produto muito bom, mas ainda assim não é o certo para o seu cão.
8. Aprenda a ler os rótulos dos alimentos para animais de estimação e se algo não fizer sentido ou você não souber o que é um determinado ingrediente ou POR QUE está lá, não hesite em ligar ou escrever para o fabricante.
9. HIDRATAR rações secas para cães, independentemente da qualidade, para uma digestão e saúde estomacais ideais. Você pode fazer isso simplesmente adicionando água e permitindo que a comida absorva a umidade, adicionando comida enlatada ou usando SuperGravy, uma premiada mistura de molho seco que realmente ajuda a umidade a se unir à ração seca.
10. NINGUÉM ALIMENTO OU TRATO É PERFEITO PARA TODOS OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO! Se as pelagens ficarem opacas, “rígidas” ou oleosas, seu animal de estimação terá um caso repentino de “coceira” ou se você começar a ver irritações na pele, também conhecidas como “pontos quentes”, seu animal pode estar desenvolvendo uma alergia ou sensibilidade a a comida ou guloseimas que você está usando.
11. MENOS VACINAS: MAIS TESTES DE TITULAÇÃO. Reconsiderar as “vacinas de rotina” como parte dos exames veterinários anuais; em vez disso, peça ao seu veterinário para fazer exames de sangue e enviá-lo para teste de titulação em um laboratório confiável. Este teste avalia o nível individual de anticorpos do seu animal de estimação para uma ampla variedade de doenças caninas e felinas.
12. Se você tem um novo filhote que ainda NÃO foi esterilizado ou castrado, considere permitir que o animal atinja a idade adulta precoce (cerca de um ano, dependendo da raça) antes de realizar essas cirurgias. Embora exista um debate sobre esse assunto, um número crescente está começando a sentir que há benefícios significativos em ter um cão desenvolvendo totalmente ossos, músculos e outros sistemas de “força adulta” antes de impedir artificialmente seus sistemas hormonais e endócrinos de funcionarem como a natureza pretende.
13. CÃES MAIS VELHOS PRECISAM DE TRAÇÃO! À medida que os cães envelhecem, seus ossos envelhecem da mesma maneira que os ossos humanos geriátricos, e isso é especialmente pronunciado em raças grandes e gigantes. Mas você pode não perceber que os problemas de mobilidade do seu cão mais velho podem ser resolvidos com algo muito mais simples do que alimentos especiais, medicamentos de risco ou mesmo cirurgias. Basta inspecionar sua casa para ver se há escadas escorregadias e outras áreas escorregadias e fornecer “caminhos” com corredores de escada acarpetados e “tapetes de caminho” que conectam os quartos. Ajude seu cão mais velho a recuperar um pouco de confiança e mobilidade.
14. DOBRAR OS CÃES? Considere tornar-se uma família com dois cães, se você puder pagar pela comida e cuidar de dois cães. Os cães com um companheiro canino permanente são normalmente muito mais bem ajustados e menos propensos à ansiedade de separação do que os cães solteiros.
Nenhuma lista pode substituir ser um bom aluno de cuidados com animais de estimação e nutrição. No entanto, esperamos que essas 14 Regras possam levar a uma maior conscientização sobre as muitas maneiras pelas quais podemos manter nossos familiares de quatro patas mais saudáveis e felizes.