Atualizado em 5 de fevereiro de 2023
Informações Gerais do Afador
O Afador é um cão de raça mista – um cruzamento entre as raças de cães Afghan Hound e Labrador Retriever. Leal, enérgico e afetuoso, esses filhotes herdaram algumas das melhores qualidades de ambos os pais.
Os Afadors também são conhecidos como Afghan Lab. Você pode encontrar esses cães sem raça definida em abrigos e resgates específicos de raças, então lembre-se de sempre adotar! Não compre se quiser adicionar um Afador à sua casa!
Afadors são excelentes animais de estimação para a família, embora se deem melhor com crianças mais velhas e donos de cães experientes, que podem dar à raça o treinamento e a atenção de que precisam. Afadors também são bons cães de guarda e estão atentos a estranhos. A raça mista é muito enérgica e atlética, então o acesso a um espaço ao ar livre seguro é preferível.
Veja abaixo todos os traços de raças de cães mistos e fatos sobre Afadors!
Característica da raça Afador
Adaptabilidade
-
Bom para apartamento
Ao contrário da crença popular, uma raça de cachorro pequeno não é necessariamente ideal apartamento. Muitos cachorros pequenos têm alta energia e latem por qualquer coisa. Ser tranquilo, ter baixa energia, ser razoavelmente calmo dentro de casa e educado com os outros moradores são todas ótimas qualidades de um cachorro para apartamento.
-
Bom para tutores iniciantes
Alguns cães são simplesmente mais fáceis de lidar do que outros; eles treinam melhor e são bastante descontraídos. Eles também são resilientes o suficiente para se recuperar de seus erros ou inconsistências. Os cães que são altamente sensíveis, de pensamento independente ou assertivos podem ser mais difíceis de lidar para os criadores de cachorro iniciante. Você encontrará a melhor opção se levar em consideração sua experiência como tutor de cães ao escolher seu novo pet.
-
Nível de Sensibilidade
Alguns cães não dão a mínima para o que está acontecendo a sua volta, enquanto outros levam até mesmo um olhar diferente a sério. Cães de baixa sensibilidade, também chamados de “descontraídos”, “tolerantes”, “resilientes” podem lidar melhor com uma casa barulhenta e caótica, onde tutor possui uma rotina inconsistente ou variável. Você tem filhos pequenos, dá muitos jantares ou leva uma vida agitada? Portanto, escolha um cão de baixa sensibilidade.
-
Gosta de ficar sozinho
Algumas raças de cachorros têm laços estreitos com a família e são mais propensas a se preocupar ou até mesmo a entrar em pânico quando deixadas sozinhas pelo tutor. Um cão ansioso pode ser muito destrutivo — latindo, choramingando, mastigando e causando confusão de outras formas. Essas raças se dão melhor quando um membro da família está em casa durante o dia ou se você pode levar o cão para o trabalho.
-
Tolerância ao frio
Raças com pêlos muito curtos e pouco ou nenhum subpêlo ou gordura corporal, como Galgo inglês, são vulneráveis ao frio. Os cães com baixa tolerância ao frio precisam viver dentro de casa em climas frios e devem ter uma jaqueta ou suéter para passeios no frio.
-
Tolerância ao calor
Cães com pelagem dupla grossa são mais vulneráveis ao superaquecimento. O mesmo ocorre com as raças com nariz curto, como Buldogues ou Pugs, já que não podem ofegar para se refrescar. Se você quer uma raça sensível ao calor, seu cão precisará ficar em casa com você em dias quentes ou úmidos, e você precisará ser extremamente cauteloso ao exercitar seu cão durante climas mais quentes.
-
Territorialista
-
Cão de guarda
Nível de afeição
-
Afetuoso com a família
Algumas raças de cachorros são independentes e indiferentes, mesmo que tenham sido criadas pela mesma pessoa desde a infância; outros estão intimamente ligados a uma pessoa e são indiferentes a todas as outras; e alguns distribuem carinho para toda família. A raça não é o único fator que influencia os níveis de afeição; cães que foram criados dentro de uma casa com pessoas ao redor se sentem mais confortáveis com o contato humano e se relacionam com mais facilidade.
-
Adequado para crianças
Ser gentil com crianças, forte o suficiente para lidar com mãos pesadas e abraços que eles podem dar e ser indiferente em relação a crianças correndo e gritando são características que tornam um cão amigável para crianças. Você pode se surpreender com quem está nessa lista: Boxers de aparência feroz são considerados bons com crianças, assim como o American Staffordshire Terriers (que são considerados Pit Bulls). Cães pequenos, delicados e potencialmente mal-humorados, como os Chihuahuas, nem sempre são adequados para a família.
-
Amigável com estranhos
Cães amigáveis com estranhos irão saudar os hóspedes com focinhos e rabos abanando; outros são tímidos, indiferentes ou até agressivos. No entanto, não importa a raça, um cão que foi socializado e exposto a muitos tipos, idades, tamanhos e formas diferentes de pessoas quando filhote responderá melhor a estranhos quando adulto. Lembre-se de que mesmo cães amigáveis devem permanecer em uma coleira boa e forte quando estiver em público.
-
Amigável com crianças
-
Amigável com gatos
-
Amigável com cães
-
Necessidade social
Higiene e Saúde
-
Fácil de cuidar
Algumas raças necessitam de uma escovada e pronto; outros requerem banhos regulares, tosquia e outros cuidados apenas para se manterem limpos e saudáveis. Considere se você tem tempo e paciência para um cão que precisa de muitos cuidados ou dinheiro para pagar outra pessoa para fazer isso.
-
Problemas de saúde
Devido a práticas de criação inadequadas, algumas raças são propensas a certos problemas genéticos de saúde, como displasia de quadril. Isso não significa que todos os cães dessa raça desenvolverão essas doenças; significa apenas que eles correm um risco maior. Se você está adotando um filhote, é uma boa ideia descobrir quais doenças genéticas são comuns à raça em que você está interessado. Você também pode perguntar ao criador ou abrigo se possuem informações sobre a saúde física dos seus filhotes, pais e/ou outros parentes.
-
Ganho de peso
Algumas raças possuem apetites saudáveis e tendem a engordar com facilidade. Como em humanos, o excesso de peso pode causar problemas de saúde dos cães. Se você escolher uma raça que tem tendência a engordar, precisará limitar as guloseimas, certificar-se de que ela faça exercícios o suficiente e medir suas porções diárias de comida em refeições regulares, em vez de deixar comida disponível o tempo todo. Pergunte ao seu veterinário sobre a dieta do seu cão e o que eles recomendam para alimentá-lo e mantê-lo com um peso saudável. O ganho de peso pode levar a outros problemas de saúde ou agravar problemas como a artrite.
-
Queda de pelo
Se você for dividir sua casa com um cachorro, precisará lidar com algum nível de pelos de cachorro em suas roupas e em sua casa. No entanto, a eliminação varia muito entre as raças. Alguns cães eliminam durante todo o ano, alguns “soltam” sazonalmente, alguns fazem as duas coisas e alguns quase não eliminam. Se você for o tipo de pessoa compulsiva por limpeza, precisará escolher uma raça com pouca queda ou mudar seus padrões.
-
Tendência a babar
Cães com tendência a babar podem enrolar cordas de baba em seu braço e deixar manchas grandes e úmidas em suas roupas quando vierem dizer olá. Se você tem uma atitude descontraída em relação à baba, ótimo; mas se você for um compulsivo por limpeza, você pode querer escolher um cão com baixa classificação no departamento de baba.
-
Tamanho
Os cães vêm em todos os tamanhos, desde o menor cão do mundo, o Chihuahua, até o imponente Dogue Alemão. A quantidade de espaço que um cão ocupa é um fator chave para decidir se eles são compatíveis com você e seu espaço. Raças de cachorros grandes podem parecer avassaladoras e intimidantes, mas algumas delas são incrivelmente doces! Dê uma olhada em nossa lista de raças de cachorros e encontre o tamanho ideal para você!
Treinabilidade
-
Facilidade de treinamento
Cães fáceis de treinar são mais hábeis em formar uma associação entre um comando (como a palavra “sentar”), uma ação (sentar) e uma consequência (receber um petisco) muito rapidamente. Outros cães precisam de mais tempo, paciência e repetição durante o treinamento. Muitas raças são inteligentes, mas abordam o treinamento com uma pergunta “O que eu ganho com isso?”, nesse caso você precisará usar recompensas e jogos para ensiná-los a atender às suas solicitações.
-
Inteligência
Os cães criados para tarefas que exigem tomada de decisão, inteligência e concentração, como pastorear o gado, precisam exercitar o cérebro, assim como os cães criados para correr o dia todo precisam exercitar o corpo. Se não receberem o estímulo mental de que precisam, farão seu próprio trabalho — geralmente com projetos de que você não vai gostar, como cavar e mastigar. O treinamento de obediência e os brinquedos interativos para cães são boas maneiras de exercitar o cérebro de um cão, assim como os esportes e as profissões caninas, como agilidade e busca e resgate.
-
Instinto de caça
Os cães criados para caçar, como os terriers, têm um desejo inato de perseguir — e às vezes matar — outros animais. Qualquer coisa que passe zunindo, como gatos, esquilos e talvez até carros, pode ativar esse instinto. Os cães que gostam de perseguir precisam ser controlados ou mantidos em uma área cercada quando estiver ao ar livre, e você precisará de uma cerca alta e segura em seu quintal. Essas raças geralmente não são adequadas para lares com animais de estimação menores que podem parecer presas, como gatos, hamsters ou cachorros pequenos. Por outro lado, raças que foram originalmente usadas para caça de pássaros geralmente não perseguem, mas você provavelmente terá dificuldade em chamar a atenção deles quando houver pássaros voando.
-
Tendência a latir
Algumas raças surgem com mais frequência do que outras. Ao escolher uma raça, pense na frequência com que o cão vocaliza com latidos ou uivos. Se você está considerando um cão de caça, você consideraria seus uivos como agradavéis ou pertubadores?
Se você está considerando um cão de guarda, uma cidade cheia de “estranhos” suspeitos colocará seu filhote em alerta permanente? A vida selvagem local literalmente deixará seu cão selvagem?
Você mora em uma casa com restrição de barulho? Você tem vizinhos próximos? Então você pode escolher um cão mais “quieto”.
-
Desejo de viajar
Algumas raças são mais espirituosas do que outras. Cães nórdicos como os Huskys siberianos foram criados para percorrer longas distâncias e, se tivessem a chance, fugiriam atrás de qualquer coisa que despertasse seu interesse. E muitos cães simplesmente seguem seus narizes — ou aquele coelho que acabou de cruzar o caminho — mesmo que isso signifique deixar você para trás.
Necessidades físicas
-
Nível de energia
Cães de alta energia estão sempre prontos e esperando por ação. Criados originalmente para realizar algum tipo de trabalho canino, como pegar caça para caçadores ou pastorear o gado, eles têm resistência para um dia inteiro de trabalho. Eles precisam de uma quantidade significativa de exercício e estimulação mental, e é mais provável que passem o tempo pulando, brincando e investigando novos locais e cheiros. Cães de baixa energia são o equivalente canino de um preguiçoso satisfeito em cochilar o dia todo. Ao escolher uma raça, considere seu próprio nível de atividade e estilo de vida, e pense se você achará um cão alegre e enérgico revigorante ou irritante.
-
Necessidades de exercício
Algumas raças se dão bem com um lento passeio noturno ao redor do quarteirão. Outros precisam de exercícios diários mais intensos, especialmente aqueles que foram originalmente criados para trabalhos fisicamente exigentes, como pastoreio ou caça. Sem exercício suficiente, essas raças podem ganhar peso e liberar sua energia reprimida de maneiras que você não irá gostar, como latir, mastigar e cavar. As raças que precisam de muito exercício são boas para pessoas ativas ao ar livre ou interessadas em treinar seu cão para competir em um esporte canino de alta energia, como agilidade.
-
Gosto por brincadeiras
Alguns cães são eternos filhotes — sempre implorando por uma brincadeira — enquanto outros são mais sérios e calmos. Embora um filhote de cachorro brincalhão pareça cativante, considere quantos jogos de buscar você quer jogar a cada dia e se você tem filhos ou outros cães que podem ser companheiros de brincadeira para o cão.
Estatísticas vitais da raça Afador
Mais sobre a raça Afador
O Afador é considerado uma raça mista rara. Eles se originaram no Alasca.
No que diz respeito à herança dos pais do Afador, estima-se que o galgo afegão seja uma das raças mais antigas do mundo. Do lado do Labrador Retriever, a raça ganhou a reputação de ser um ótimo cão-guia e de trabalho. É também uma das raças de cães mais populares nos Estados Unidos da América.
O Afador ficou conhecido como uma raça de cães de design, mas muitos deles infelizmente acabam em abrigos. Portanto, considere entrar em contato com seus grupos de resgate e abrigos locais se estiver pensando em adicionar o Afador à sua casa.
O que devo saber sobre a raça Afador?
- Afadors são cães de raça mista. Eles não são de raça pura como seus pais afegãos Hound ou Labrador Retriever.
- As cores Afador mais comuns incluem preto, marrom, cinza, vermelho e fulvo.
- O derramamento certamente ocorrerá! É necessário muito cuidado para manter a pelagem da raça em boas condições – considere escovar duas vezes por semana como o mínimo.
- O Afador se sai muito melhor em climas mais frios do que em climas quentes. Mesmo assim, prepare seu Afador com um casaco de inverno adequado se as temperaturas realmente baixarem.
- Como uma raça mista atlética, o Afador vai adorar brincar de buscar e folic em um ambiente seguro sem coleira. Se você tem um quintal cercado, esteja avisado de que este é um cão que pode facilmente pular uma cerca de seis pés, então planeje de acordo.
- Devido à inteligência e teimosia da raça, você vai querer ter certeza de que tanto o cão quanto seus filhos estão devidamente treinados para conviverem um com o outro desde o primeiro dia.
História e origem do Afador
Criado no Alasca, o Afador é um equilíbrio perfeito entre o labrador retriever e o galgo afegão. Embora ainda seja uma raça rara, o Afador tornou-se bastante popular na última década.
Com a inteligência e energia do Labrador e a beleza e graça do Afegão, eles podem ser um ótimo animal de estimação para qualquer pessoa. Quando a raça se originou, o Afador sempre foi uma mistura de Labrador Retriever e Galgo Afegão, mas agora existem muitos criadores que começaram a usar Afadors de segunda geração para criar novos Afadors.
Devido a esta mistura multirracial, não há garantia de quais atributos esses filhotes Afador terão. Depende da quantidade de cada raça original que estava na primeira geração e qual genética é a mais dominante. Os criadores estão agora tentando estabilizar a raça Afador, determinando quais quantidades de cada tipo de cão são mais desejadas.
O galgo afegão é originário do Afeganistão e é considerado uma das raças de cães mais antigas que existem, e acredita-se que existia durante a era pré-cristã. O Labrador Retriever é inteligente, adorável e brincalhão. Esta raça é um dos cães-guia e de trabalho mais populares porque são inteligentes e amigáveis.
O Afador é geralmente um cão de recuperação forte e confiante que gosta de trabalhar, mas também tem uma natureza lúdica e protetora. Eles são ótimos cães de guarda em casa, mas também gostam de se aventurar ao ar livre com frequência e podem querer recuperar pequenos animais aleatórios, mesmo quando você não o solicitar.
Por serem uma raça mista, eles não são um verdadeiro cão de raça pura, portanto não estão registrados no AKC. No entanto, eles são considerados parte dos grupos de caça e esportes.
Tamanho do Afador
O Afador é geralmente descrito como um cão de tamanho médio. Embora, como sempre é o caso com novas raças de cães mistos, os padrões exatos de tamanho podem variar.
A maioria pesa entre 22 e 34 kg e varia de altura entre 50 e 73 cm. As fêmeas Afadors costumam ser perceptivelmente menores do que os machos.
Personalidade do Afador
Vamos direto ao ponto: O Afador é um cão que tem a reputação de ser muito complicado de treinar. Isso vem da inteligência inata da raça, que também pode resultar em uma tendência teimosa. Um dono de cachorro experiente será mais adequado para treinar corretamente o Afador. Se você tiver crianças pequenas em casa, também tome cuidado, pois a natureza atlética da raça pode fazer com que as crianças sejam derrubadas ou se machuquem durante as brincadeiras com o cão.
Uma vez devidamente treinado, o seu Afador provará ser um cão superleal. Eles podem cumprir tarefas de guarda e latir para alertá-lo da presença de estranhos.
Afadors também exigem uma rotina de exercícios rígida – caso contrário, eles se acostumarão a ser preguiçosos e poderão ter problemas de saúde associados. Se você tiver um quintal grande, será mais adequado adotar um Afador.
Fotos do Afador
Problemas de saúde do Afador
Os afadors são geralmente considerados cães saudáveis, embora a raça possa estar predisposta a algumas das mesmas condições que o galgo afegão e o labrador retriever enfrentam. Como sempre, é importante agendar visitas regulares de bem-estar com o veterinário do seu cão.
Alguns dos problemas de saúde mais comuns de que os Afadors sofrem:
- Inchaço
- Displasia de quadril e cotovelo: a displasia de cotovelo pode envolver basicamente 4 alterações articulares nessa região: incongruência da articulação do cotovelo, não-união do processo ancôneo, doença do processo coronoide medial e osteocondrite dissecante do côndilo umeral.
- Estenose Subaórtica : é um defeito cardíaco congênito (hereditário) relativamente comum em cães e raro em gatos. … A estenose faz com que o coração trabalhe mais do que o normal. Como resultado, o músculo cardíaco pode ficar mais espesso (hipertrofiado).
Como cuidar de um Afador
Como acontece com todos os cães, é importante acompanhar os exames veterinários regulares do Afador para detectar precocemente quaisquer problemas de saúde. Seu veterinário pode ajudá-lo a desenvolver uma rotina de cuidados que manterá seu cão saudável.
Procure fornecer à raça cerca de 45 minutos de exercício por dia, no mínimo. Como uma raça mista atlética, o Afador vai adorar brincar de buscar e folic em um ambiente seguro sem coleira. Se você tem um quintal cercado, esteja avisado de que este é um cão que pode facilmente pular uma cerca de seis pés, então planeje de acordo.
Além dos exercícios, verifique os ouvidos do Afador pelo menos uma vez por semana. Desta forma, poderá limpá-los e certificar-se de que não existe o risco de acumulação de cera. Peça conselho ao seu veterinário se não tiver certeza sobre a melhor forma de limpar as orelhas de um cachorro. Corte suas unhas conforme necessário. Eles não devem estar clicando contra o chão. O seu aparador pode aconselhá-lo sobre como fazer isso.
Alimentação do Afador
Uma dieta de Afador ideal deve ser formulada para uma raça média com alto teor energético.
Os Afadors precisam seguir uma dieta saudável, já que comer em excesso pode causar ganho de peso e problemas de saúde associados – especialmente se exercícios adequados não forem oferecidos.
Como acontece com todos os cães, as necessidades dietéticas do Afador mudarão desde a fase de filhote até a idade adulta e continuarão a mudar até a terceira idade. Você deve pedir ao seu veterinário recomendações sobre a dieta do Afador, já que há muitas variações entre os cães – incluindo peso, energia e saúde – para fazer uma recomendação específica.
Cor da pelagem e aparência do Afador
As cores Afador mais comuns incluem preto, marrom, cinza, vermelho e fulvo.
A pelagem do Afador é de comprimento médio e geralmente é descrita como reta com densidade média. O derramamento certamente ocorrerá! É necessário muito cuidado para manter a pelagem da raça em boas condições – considere escovar duas vezes por semana como o mínimo. Prepare-se também para sessões regulares de lavagem. Seu veterinário pode ajudá-lo a selecionar um shampoo apropriado para usar.
O Afador se sai muito melhor em climas mais frios do que em climas quentes. Mesmo assim, prepare seu Afador com um casaco de inverno adequado se as temperaturas realmente baixarem.
Crianças e outros animais de estimação
Se você tem filhos muito pequenos, o Afador pode não ser a melhor opção para sua família. A raça se dá muito melhor com crianças mais velhas – até porque os Afadors podem se tornar muito turbulentos durante as brincadeiras. Devido à inteligência e teimosia da raça, você vai querer ter certeza de que tanto o cão quanto seus filhos estão devidamente treinados para conviverem um com o outro desde o primeiro dia.
A maioria dos Afadors viverá bem com outros animais e animais de estimação – mas você precisará informar rapidamente à raça que gatos e coelhos não devem ser considerados presas.
Em última análise, a socialização precoce compensa – por isso, certifique-se de recompensar o seu Afador por bom comportamento e aderir a um regime de treino adequado quando o levar para casa, para a sua família.