Atualizado em 11 de fevereiro de 2023
Certamente não é incomum que os cães tenham amor pela água. Porém, isso pode vir de várias formas. Alguns cães podem ser nadadores entusiastas. Outros simplesmente adorarão espirrar na poça mais suja e profunda que puderem encontrar.
Seja qual for a forma de cão aquático ávido que seu companheiro peludo seja, ele precisará de cuidados extras quando se tratar desse aspecto de sua vida. Em algumas circunstâncias, as atividades baseadas na água podem ser diretamente perigosas.
Também pode haver riscos gerais para a saúde envolvidos no contato regular do seu cão com certos tipos de fontes de água.
Vamos examinar algumas das áreas principais em que você pode ajudar a tornar as experiências do seu cão d'água positivas.
Priorize a segurança do seu cão
Muitos donos de cães consideram muito para onde levam seus animais de estimação para se divertirem e se exercitarem. Obviamente, é importante encontrar parques para cães seguros e trilhas para caminhadas que sejam bem conservadas. Você precisa adotar a mesma abordagem ao encontrar locais seguros para o seu cão desfrutar da água. Na verdade, considerando como a água pode apresentar perigos específicos, você pode precisar ser mais meticuloso do que o normal.
Você pode começar examinando os níveis de qualidade da água locais. Antes de deixar seu cão livre para mergulhar nos rios, riachos e cursos d'água locais, você deve fazer uma pequena pesquisa. Veja como a indústria local interage com as lagoas e reservatórios em sua área. Isso não é apenas em relação aos produtores de resíduos industriais em setores nos quais você pode pensar imediatamente.
A Agência de Proteção Ambiental (EPA) relatou que 35% dos produtos químicos do Inventário de Liberação de Tóxicos (TRI) liberados nos cursos de água em 2019 foram feitos pela indústria de fabricação de alimentos. Considere também os contaminantes naturais da água. Você pode obter kits de teste caseiros para a presença de algas azuis na água.
Em vez de visitar um corpo d'água, você pode decidir que é melhor para você e seu cão morar perto da água. Uma casa à beira-mar tem alguns benefícios de estilo de vida significativos para vocês dois, além do potencial de vistas incríveis e arredores relaxantes.
Isso permite que você aproveite o acesso privado à sua parte do canal com seu cão e relaxe em paz. No entanto, como você gosta desta orla, também é importante certificar-se de colocar os protocolos de segurança em vigor. Proteja suas portas para que seu cão não possa acessar a água sem você estar presente.
Certifique-se de que os lagos do quintal tenham as coberturas necessárias e as margens dos rios tenham cercas suficientes.
Prepare seus Recursos
Alguns dos melhores momentos com seu cão serão espontâneos. Mas é importante lembrar que um pouco de preparação é vital para garantir que você e seu cão tenham um tempo seguro ao lidar com a água. Isso pode lhe dar a confiança de que seu companheiro peludo está protegido e feliz. Você também descobrirá que ter componentes sólidos define um estágio de suporte para que esses momentos espontâneos memoráveis ocorram.
Muitos donos de cães têm um kit regular de itens que levam sempre que saem para passear com seus cães. É importante construir uma coleção específica para quando você estiver na água. Isso é especialmente vital se você for um novo dono de cachorro que ainda está aprendendo sobre os itens essenciais que podem mantê-los seguros e felizes enquanto estão fora de casa.
Isso deve incluir um pouco de comida, pois seu cão provavelmente gastará energia se estiver nadando na água ou correndo na praia. O abastecimento de água potável também é importante. O sal da água do mar pode deixá-los mais desidratados, e levar uma garrafa de água limpa e uma tigela com você pode ajudar a combater isso.
Alguns produtos de limpeza leves – pelo menos uma toalha e uma escova – podem cuidar de qualquer umidade desconfortável e emaranhados na pele depois que saem da água.
Não são apenas os itens de cuidados físicos que você deve preparar. Lembre-se de que o tempo que passam na água e na água deve ser uma fonte de estímulo positivo. Prepare alguns jogos que possam jogar juntos na água. Invista em alguns brinquedos à prova d'água e flutuantes que não se perderão ou se danificarão além de uma pequena limpeza leve.
Certifique-se de que suas excursões aquáticas sejam um ponto de alegria para vocês dois.
Cuidados após exercícios
O tempo regular na água pode ser ótimo para o bem-estar do seu cão. No entanto, é importante lembrar que o tempo no mar ou rio pode ter um impacto maior nos dias e semanas seguintes. Seu cão pode acabar pegando de volta elementos de suas aventuras que podem causar danos e desconforto a longo prazo. Isso significa que parte de sua abordagem deve incluir um compromisso de cuidados posteriores completos.
Isso começa com uma inspeção. De volta à terra firme ou ao voltar para casa, reserve um tempo para passar um pente ou escovar o pelo de seu cachorro. Verifique se há cortes que eles possam ter sofrido durante a natação. A última coisa que você ou seu cão querem é descobrir que tem um ferimento infeccionado por causa da água.
Se eles estiveram nadando em rios, verifique se há sanguessugas – elas não tendem a transmitir doenças, mas podem causar desconforto. Também examine seu cão em busca de insetos e pragas que habitam as margens dos rios, especialmente carrapatos.
Após o exame, também é aconselhável realizar algum tratamento de pele e pelagem. Dê banho para ajudar a remover quaisquer impurezas transmitidas pela água. A água salgada é geralmente considerada relativamente segura para os cães. Ao mesmo tempo, a exposição prolongada pode causar sintomas de ressecamento da pele, como descamação e irritação. Usar um condicionador para nutrir o pelo e hidratar a pele é um bom passo.
Conclusão
A água pode ser um lugar excitante para os cães. No entanto, vale a pena se comprometer com ações para aumentar sua segurança e felicidade neste ambiente. Faça pesquisas para verificar as condições da água que você está visitando.
Reserve um pouco de tempo para preparar os recursos e certifique-se de que seu cão esteja saudável e confortável após o fato. Ter um cachorro-quente d'água pode ser uma experiência enriquecedora para vocês dois, é importante garantir que continue a ser nada além de positivo.